Foguetes de Vinagre e Bicarbonato de Sódio

Uma das modalidades de foguetes é aquela na qual é usado Vinagre (ácido acético) e Bicarbonato de Sódio para aumentar a pressão interna no foguete.
Essa modalidade de foguetes é a permitida pela MOBFOG, sendo assim restrito o uso de outros meios que aumentem a pressão no interior do foguete, como por exemplo, ar comprimido, outros reagentes, etc.
A MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) tem como principal objetivo estimular os jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa PET. Portanto, a equipe que obter maior alcance melhorando o seu foguete e sua base de lançamento ganha a competição.

Como construir:

Um foguete: 

O foguete é constituído basicamente por:
>Bico
>Corpo
>Saia
>Centro de gravidade
>Aletas
>Reagentes
>Aerodinâmica
A obtenção do melhor foguete é através de cálculos extremamente complexos ou simplesmente de testes.








A ilustração a seguir mostra com mais detalhes importantes partes do foguete:


Aconselho que as variações nos próximos projetos envolvam:
>BICOS cônicos ou ogivas. No bico cônico usamos pontas de garrafas já cônicas e no local do gargalo colamos um cone feito com uma tira de PET. Como mostra a figura abaixo:

No bico ogival usamos pontas de garrafas com um formato de ogiva e no local do gargalo colamos metade de uma bola de pingpong. Como mostra a figura abaixo:

>O CORPO com grande comprimento, porém com o diâmetro não tão grande. Um comprimento maior acarreta um volume maior à garrafa, portanto a quantidade de reagentes pode ser maior. Um diâmetro grande traz um arrasto ( força de resistência do ar na trajetória do foguete) enorme, porém se ele for pequeno, o volume da garrafa será bem menor do que é considerado bom.
O comprimento maior pode ser obtido através da emenda de garrafas, explicado na categoria de foguetes de água (http://oficinadefoguetes.blogspot.com.br/p/foguetes-de.html).

>A SAIA é o prolongamento da parte inferior do foguete e é muito importante para a estabilidade do foguete em sua trajetória. Podemos construir uma saia com a parte lateral de uma garrafa PET. O comprimento adequado da saia é até o começo do gargalo do tanque. O diâmetro da saia deve ser o mesmo da garrafa usada para o tanque (onde acontece a reação de propulsão do foguete).

>O CENTRO DE GRAVIDADE é o ponto onde se equilibra toda a massa do foguete. Podemos defini-lo colocando pesos de areia na parte superior do tanque. O centro de massa deve estar localizado aproximadamente no meio do foguete. Uma forma simples de localizar o centro de massa é usando uma linha amarrada aproximadamente no meio do foguete, penduramos então o foguete apenas por essa linha, regulamos o peso na ponta do foguete até a garrafa ficar na posição horizontal.

>AS ALETAS não devem ser grandes, pois isso resultaria em um foguete super estável. As aletas não devem ser pequenas, pois resultaria em um foguete indiferente. O foguete deve ter aletas, pois sem aletas o foguete seria instável. As aletas podem ser feitas de papelão. A quantidade pode ser três e equidistantes umas das outras.

Classificação:


Trajetórias previstas:
 



>REAGENTES: (COMBUSTÍVEL, pois não ocorre a combustão no foguete). São eles ácido acético e bicarbonato de sódio e a reação é:



O Gás Carbônico que antes estava em meio aquoso passa para o estado gasoso. Como as moléculas são mais distanciadas umas das outras elas precisarão de um maior espaço, como o volume da garrafa é constante a pressão interna do foguete aumentará.

Uma das formas de aumentar a pressão é aumentando a temperatura. A fórmula a seguir comprova esta frase:  (Pi.Vi)/Ti=(Pf.Vf)/Tf, se mantivermos o volume constante teremos: Pi/Ti=Pf/Tf, ou seja quanto maior a temperatura final, maior a pressão final.

A quantidade de líquido no interior do foguete deve ser igual a um terço do volume do tanque de reagentes. Esse líquido pode ser apenas o vinagre ou o vinagre com a água. Por isso, é importante o aumento do tanque do foguete.

A pressão pode ser um fator muito importante, mas uma garrafa PET de 2 L suporta aproximadamente 9 bar (unidade de pressão) e a garrafa retornável de 1,5 L suporta aproximadamente 14 bar. Com uma alta quantidade de reagente a reação provocaria uma alta pressão que pode explodir a garrafa ou danificar a base de lançamento. Para melhor performance do foguete aconselho um uso fixo da pressão em um valor seguro e a expansão do tanque através da emenda de garrafas. Uma pressão considerada alta interfere na velocidade de saída do foguete e o volume de líquido dentro do foguete interfere no aumento  da rampa de aceleração do foguete durante o lançamento, lembrando que após todo o líquido ser expelido o foguete começa uma leve desaceleração.

Para acionarmos a reação na hora desejada, colocamos o vinagre em uma camisinha para isolarmos do bicarbonato de sódio. A reação só irá acontecer quando estourarmos a camisinha que estará dentro do foguete.

>A AERODINÂMICA é o estudo da dinâmica dos corpos que se movem dentro de fluidos como o próprio ar e outros gases. Para melhorar a aerodinâmica é indicado o uso de materiais lisos e impermeáveis como PET. No entanto as aletas podem ser feitas com papelão, porém devemos tomar muito cuidado para não deixarmos orifícios que pode trazer um grande arrasto, para isso apertamos a parte da aleta q terá contato direto com o ar, afinando-a e após isso colamos fita adesiva para fazer o acabamento. O uso de silicone nos "cantos vivos" (por exemplo, o canto aleta/ corpo do foguete) é extremamente importante, pois durante sua trajetória o foguete estará a uma velocidade alta e qualquer detalhe fará diferença. 

Base de Lançamento:

As bases de lançamento podem ser construídas a partir de canos e conexões de PVC ou de ferro. As peças e conexões de ferro podem ser um pouco mais caras e um pouco difíceis de encontrar, mas são bem mais eficazes. As bases metálicas são mais resistentes, possuem fácil manutenção, são mais seguras, não possuem vazamentos ( quando construída de maneira correta), suporta maior pressão, possui melhor vedação e é mais estável.

As bases de lançamento devem conter:
>Gatilho (é proibido segurar com as mãos) 
>Válvula para aborto do lançamento
>Boa fixação no solo (é permitido o uso de ganchos, similares aos de barracas de acampamento, para melhor fixação da base)

As bases de lançamento podem conter:
>Regulagem do ângulo de lançamento
>Manômetro (medidor de pressão)

Exemplo:


Analisando a base de cima para baixo veremos que é constituída, respectivamente, por conexão e vedação do foguete, gatilho, válvula para aborto e manômetro, regulador de ângulo, válvula de retenção (para um acionamento com um êmbolo e uma agulha) e pés (isolados do circuíto e para dar maior estabilidade foram cheios de areia).

Abaixo cada item será melhor detalhado:

Conexão e vedação, a imagem a seguir representa os isso.

A borracha, similar a de "havaianas", faz a vedação. Já a conexão é feita por Reduções acopladas de modo que encaixem no gargalo da garrafa e na base de lançamento.

O gatilho é exatamente como a ilustração a seguir.




A válvula para aborto é constituída de uma redução usada de forma contrária, para diminuir a força do líquido se ocorrer o aborto do lançamento. A ilustração a seguir representa isso.


O manômetro é muito importante para saber o valor da pressão no foguete. Ele pode ser usado para manter uma pressão fixa, por exemplo 5 bar, para lançarmos foguete apenas com esse valor, podendo então analisar melhor o desempenho de aletas, bicos etc.

A regulagem de ângulo é simples e é feita pelo aparelho a seguir:


 A válvula de retenção é usada no acionamento. A válvula de retenção só permiti a entrada de ar na base. Então, usamos ela e uma bomba de ar para empurrar um êmbolo conectado à agulha que fura a camisinha.





Espero ter ajudado, bom trabalho, usem equipamentos de proteção e não se matem.

17 comentários:

  1. meu foquete deu erado meu profesor mim batel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi seu professor de português que te deu umas pancadas... confesse, foi o de português não foi?

      Excluir
  2. Sua burra ele te bateu pq não sabe nem falar!virou índia para falar mim!e bateu é com "U" sua levada

    ResponderExcluir
  3. Opa! Bonitas figuras! Coloca uma referência aí que fico feliz. Parabéns pelo trabalho, se precisar de ajuda em qualquer coisa fico grato em ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bruno! As referências são do próprio autor. Agradeço seu prestígio por nosso trabalho.
      Estou a disposição no Facebook,

      William da Silveira (Facens)

      Excluir
  4. Onde posso encontrar garrafas pet de bico arredondado?

    ResponderExcluir
  5. vc pode mandar o modelo do foguete para este email caioeg.2000@gmail.com?

    ResponderExcluir
  6. Cara, dá para fazer uma lista de materiais organizada item por item dá base? Por favor.

    ResponderExcluir
  7. muito bem feito parabéns, vou usar de modelo para eu projeto!

    ResponderExcluir
  8. Olá , eu estou montando um relatorio , e preciso colocar uma referencia e aqui não possue , será que poderia disponibinzar?
    obs: a referencia que cito é a daqui mesmo , pois como li no comentario anterio é autoria sua

    ResponderExcluir
  9. Eu posso usar papel 40 nas minhas aletas,ao invés de papelão ?

    ResponderExcluir